Desabafo de um Formando em Artes!

terça-feira, junho 13, 2017

Que aluno eu quero formar e que professor eu quero ser?


  • ''Acredito na metodologia expressiva que sustenta que a arte é o meio pelo qual os alunos podem projetar seu mundo interior.''




 Sim é nisto que eu acredito, ensinar é uma dádiva que poucos sabem exercer
e o tipo do aluno que desejo formar é um aluno independente que aprenderá que o ensino não é mecânico e que deve buscar não só na sala de aula mas na vivência do seu cotidiano como em casa, com os colegas e até mesmo no trabalho.


 Pois o ensino da arte não é aprendido somente em livros, ele é em todo lugar, a arte está em observar o lado de fora da janela do ônibus, é apreciar o crochê feito pela nossa avó. O aluno que eu quero formar é o cidadão que não só compreende o conceito da arte, mas aquele que a vivência e a passa adiante.


O professor que almejo ser é o professor que deve e pode compreender cada aluno dentro de suas especificidades, que sabe que o aluno é um individuo com seu sentimentos e suas vivências; que sabe que cada pessoa é única e não um coletivo que depende somente de notas e trabalhos para entregar.


Sim, quero ser um professor que influência e incentiva ao invés de julgar e apontar com suas notas. Que mostra ao aluno que ele é sim capaz ao invés de sutilmente compará-lo a uma ameba ou explicitamente chama-lo de burro por não compreender um simples texto.


Quero ser um professor que não carregue para sala de aula suas frustrações e preconceitos.
Quero ensinar, aprender e vivenciar arte dentro do mundo específico de cada aluno.


Quero ser o professor que rega e não que poda o interesse de aprender do aluno; pois quando entrei na faculdade eu ''ERA'' uma árvore grande cheia de galhos e frutos; e de tanto ser podado minha árvore está somente no toco seco e quase sem vida.

Me sinto como se uma motosserra tirasse de mim a cada dia de aula um galho verde com medo de eu dar bons frutos... mas;

  • sempre existe um EDUCADOR disposto a rega-lo fazendo brotar do galho seco e sem vida uma folhinha verde de esperança!


Chesller Rodrigues Moreira Ribeiro
Licenciando em Artes Visuais
5º Semestre - Faculdade Estácio

Esse texto é de um amigo que postou em seu blog pessoal, um texto maravilhoso que me chamou muito a atenção que me fez refletir em muitos pontos.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe